Imagem


Vamos dar inicio a uma nova unidade: a Imagem


Imagem
   A representação visual de um objeto recebe o nome de imagem. Esta representação pode realizar-se
através de diversos procedimentos ou técnicas, como a fotografia, a pintura ou o vídeo.
Digital, por sua vez, é aquilo que é relativo aos dedos, ainda que atualmente o conceito seja usado no âmbito da tecnologia em referência à representação de informação de modo binário (em dois estados).
Estas definições permitem-nos indicar que uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária. Pode-se obter estas imagens de diversas maneiras
   Uma possibilidade é utilizar um dispositivo que trata da conversação analógica-digital. É o caso de uma câmara fotográfica digital ou de um scanner. Com uma câmara deste tipo, uma pessoa pode tirar uma imagem e guardá-la em formato digital, seja num computador ou noutro suporte/dispositivo. O scanner, por sua vez, permite registar e capturar uma imagem física (como uma foto numa revista) e transforma-la numa imagem digital.
Outra opção é criar imagens digitais através de um software. Com um programa básico como o Paint, é possível fazer um desenho com a ajuda do rato e criar uma imagem digital.
    A nosso ver, a frase "uma imagem vale mais que mil palavras" mostra a quantidade de informação e interpretações que uma imagem ou uma fotografia podem ter. O significado desta expressão está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).  Acredita-se mais no que se vê ou naquilo que pode ser confirmado com os olhos. A imagem, desta forma, possui uma força retórica muito grande, uma vez que se apresenta como particular e concreta, com uma forma determinada. Por outro lado, as palavras são sempre da ordem do geral, referindo-se a classes de objetos e ao seu significado. É de natureza conceptual. Para além disso as imagens têm um maior impacto emocional nos observadores do que as palavras. 
Cor
   A cor é uma perceção visual provocada pela Acão de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo cóptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um objeto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pelas superfície e das características sensoriais dos sistemas de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência dessa mesma cor. 
  

    A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético

   A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica. Feita então esta projeção o cérebro terá que processar o que observou.
  • A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
  • A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).
 

Webgrafia:
http://felisberto-bianca.blogspot.pt/2014/11/forma-como-e-feita-interpretacao-das.html



Comentários

Mensagens populares