Modelos de Cor
Pixel
Pixel (aglutinação de Picture e Element) é o menor elemento num dispositivo de exibição ao qual é possível atribuir-se uma cor. Portanto, é também o menor elemento que se pode controlar de uma imagem representada, por exemplo, num ecrã.
Num monitor colorido básico cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos mais avançados, cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Quanto mais pixels utilizados para representar uma imagem, mais esta se aproxima de parecer com o objeto original.
A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.) ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão).
Profundidade de Cor
A profundidade de cor (ou profundidade do píxel) (bpp – bits por píxel) indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem.
São estes os conceitos básicos necessários para compreender a constituição de uma imagem digital. Mantenham-se desse lado, mas sempre próximos de nós!
São estes os conceitos básicos necessários para compreender a constituição de uma imagem digital. Mantenham-se desse lado, mas sempre próximos de nós!
Tamanho do ficheiro
corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão
Modelos de Cor:
- O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelha,verde e azul. Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos.
- O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano , magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.
- O modelo HSV é a conceção intuitiva da técnica utilizada por uma artista ao misturar cores básicas para obtenção de outros tons compostos. A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMY. Seu princípio baseia-se no controle dos valores de saturação, tonalidade e valor.
- Tonalidade é a componente que seleciona a "tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.
- Saturação é a componente que determina a pureza da cor selecionada em Hue. Todos os tons de cinza possuem Saturation = 0 e todos os Hues puros possuem Saturation = 1.
- Valor regula o brilho da cor determinada por Hue e Saturation. A cor preto possui brilho zero e qualquer valor de Hue ou Saturation. O valor 1 de Value determina uma intensidade pura de Hue+Saturation. A Figura 1 ilustra a representação gráfica deste modelo.
- O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
Webgrafia:
https://pt.slideshare.net/AnaJoanaAIB/modelos-de-cor
https://www.w3schools.com/colors/colors_rgb.asp
https://www.w3schools.com/colors/colors_rgb.asp
Comentários
Enviar um comentário