Cidadania Digital
A Cidadania Digital trata-se da utilização da tecnologia por parte das pessoas, de uma forma responsável. Esta utilização da tecnologia, implica a criação de formas de comunicação através da internet, como por exemplo, chats, fóruns, blogues, etc. A cidadania digital baseia-se em vários elementos, entre os quais a etiqueta digital, comunicação digital, literacia digital, acesso digital, comércio digital, lei digital, direito e responsabilidade digital, saúde e bem-estar digital e segurança digital, que serão de seguida explicitados.
- Etiqueta Digital: é o padrão de conduta esperado por todos os que usam a Internet. O equilíbrio e o bom senso devem prevalecer. As regras de etiqueta são sempre válidas e bem vindas. Não devemos esquecer que a educação não desaparece com um simples “delete”, e que o respeito não deixa de ser fundamental.
- Comunicação digital: é uma nova forma de comunicar com as outras pessoas, neste caso online. Com o uso da Internet consegue-se obter informação de todos os cantos do mundo a uma velocidade quase instantânea, não só pelas noticias mas também pela comunicação facilitada com que nós falamos com outras pessoas.
- Literacia digital: pretende designar o uso eficaz da tecnologia digital, tal como os computadores, as redes informáticas, os PDA's (Personal Digital Assistant), os telemóveis, entre outros.
- Acesso digital: baseia-se na possibilidade de todas as pessoas terem acesso à Internet. Nem todas as pessoas têm os meios necessários para usufruir disto, por isso cabe as entidades superiores ou ao estado de possibilitar estes meios.
- Comércio digital: é a compra e venda de produtos na Internet. Este tipo de comércio dá mais opções ao consumidor, pois pode ser feito a partir de casa, do escritório, de qualquer parte do mundo.
- Lei digital: é um conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas, oriundas do universo digital. Com esta lei digital surgem também responsabilidades e direitos (digitais), semelhantes aos de irl (in real life).
- Direitos & Responsabilidade Digital: o mundo em que vivemos não tem outro modo de interação a não ser senão em sociedade, o que por si só exige a necessidade de implementação do direito. A Internet faz com que esta sociedade entre numa velocidade alucinada de transformações tornando a missão legislativa muito mais complicada que inicialmente. Surge então o direito digital como uma forma de compreensão e interpretação dos problemas do mundo online.
- Saúde e Bem Estar digital: consiste no bem estar do utilizador. Isto é, por exemplo: não passar demasiadas horas em frente do ecrã. No entanto quando isto não é possível a postura a frente do ecrã é muito importante assim como o suporte do computador, rato e teclado e também a altura do ecrã se estas condições estiveram perfeitas podemos evitar problemas na coluna e articulações.
- Segurança Digital: define-se pelas precauções que os utilizadores da Internet devem tomar para garantir a segurança pessoal e da sua rede de contactos.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde_Digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_digital
https://pt.wikipedia.org/wiki/Literacia_Digital
http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/116
http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/116
Comentários
Enviar um comentário